A APLB-Sindicato/Núcleo Várzea Nova tem buscado no pouco tempo que foi reativado, mostrar aos seus filiados e demais profissionais em educação que a causa sindical está muito além das questões economicistas. Preocupado atualmente com os problemas que tem acometido muitos servidores por conta da prática pedagógica e das condições de trabalho, nosso sindicato espera que nossos profissionais participem ativamente dos debates que tratam de pontos importantes como a carreira profissional, melhores condições de trabalho, doenças causadas pela prática e dedicação à educação, perdas causadas pela readaptação de profissionais, entre outras.
Nesse cenário, mesmo assim, o único motivo que mobiliza de forma rápida muitos profissionais são as questões ligadas ao salário. Concordamos que devemos trabalhar com amor e também por dinheiro, pois é o mesmo que nos mantém e traz, entre outras coisas, melhor qualidade de vida para nós e nossas famílias, entretanto colocá-lo como único motivo de mobilização demonstra apenas o quanto devemos avançar em busca da nossa formação enquanto servidor público. Atualmente estamos diante de um debate a respeito de sobras do Fundeb em nosso município, nesse momento muitos colegas, mesmo não conhecendo a situação real dos debates acusam esse sindicato de injustiça e ameaçam se mobilizar contra as nossas posições adotadas em busca da legalidade, negada a alguns de nossos colegas em outros momentos como esse. Estamos tranquilos e aproveitamos para convidar a esses mesmos servidores que nos ajude a pensar a educação em nossa cidade em sua totalidade, pensando em nossos alunos, nos altos números ligados à evasão escolar, o que tem levado a tantos casos de doença entre nossos colegas, na qualidade do ensino oferecido, na nossa prática pedagógica e no futuro de nossa sociedade. Repudiamos posições nesse sentido, principalmente as que contribuem apenas para plantar a semente da discórdia entre nossos colegas. Estamos à disposição de todos que se sintam lesados em seus direitos, no entanto, torna-se necessário participar ativamente da nossa luta. A partir desse momento a APLB-Sindicato/Núcleo Várzea Nova continuará acompanhando os recursos do Fundeb no município, a orientação de quais devem ser os critérios para distribuição devem partir do Conselho do Fundeb de Várzea Nova, dessa forma esperamos evitar situações como a criada atualmente, onde uns acusam os outros e se esquecem de observar os avanços e conquistas.
Coordenação – APLB/V. Nova
Prezado Gedeão,
ResponderExcluirInicialmente gostaria de parabenizar-lhe pelo texto excelente. Infelizmente o sistema condiciona muitas pessoas a se tornarem singulares diante de momentos tão plurais como os que têm ocorrido na educação em V.Nova após a mobilização e criação deste bem dirigido núcleo da APLB. Neste sentido, aproveito para externar aos colegas a necessidade de promover discussões em assembleias ao invés de corredores, assim iremos juntos promover forúns onde a maioria democrática estará externando a sua satisfação ou sugestão de conduta a ser tomada. Deste modo, iremos a cada dia fortalecer a classe de professores e profissionais da educação, bem como contribuir para uma construção contudente de propostas educacionais no municipio de V. Nova. cidade povoada por muita gente intelectual e disposta à luta.
Saudações a todos !!!