O Education at a Glance 2013,
relatório anual da Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE), destaca que o Brasil foi o segundo País com relação ao
aumento de investimentos na educação infantil. Entre 2009 e 2010, houve
um crescimento de 24,4% – passando-se de USD 1.696,00 para USD 2.111,00
por aluno. A maior elevação do investimento por aluno ocorreu em
Luxemburgo (30,9%).
Ainda de acordo com o documento, entre
2005 e 2011, a taxa de matrícula das crianças de quatro anos
frequentando a educação infantil no Brasil passou de 37,2% para 56,7%,
respectivamente. O Brasil avançou no atendimento às crianças de três
anos de idade: passou de 21% em 2005 para 36% em 2011.
Dados do censo escolar da educação
básica demonstram que a Educação Infantil chegou a 7.295.512 crianças
matriculadas em 2012. Deste total, 2.540.791 eram de matrículas em
creches. Seguindo a tendência de 2010, a creche continua com expansão no
número de matrículas, registrando aumento de 10,5% entre 2011
(2.298.707 matrículas) e 2012, o que corresponde a 242 mil novas
matrículas.
Com programas de governo como o Brasil
Carinhoso, as ações de fortalecimento da educação infantil ganharam mais
força. Mais de R$ 1,7 bilhão foram investidos no ano passado em
construção de unidades de creches e pré-escolas. Para este ano, a
previsão de investimento chega a R$ 2 bilhões. Serão seis mil novas
unidades de creches e pré-escolas até 2014.
As medidas do Brasil Carinhoso também
estabelecem a antecipação de repasse do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação (Fundeb) para abertura de vagas em creches municipais e
conveniadas; aumento de 66,7% no valor da alimentação escolar para a
educação infantil; acréscimo de 50% do valor pago por aluno pelo Governo
Federal para as matrículas em creches de crianças até 3 anos vinculadas
ao programa Bolsa-Família.
O Education at a Glance (EAG) é uma publicação realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 1998.
Autor: Inep Fonte: Undime
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