segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PLATAFORMA FREIRE EM VÁRZEA NOVA: ALUNOS RECLAMAM FALTA DE APOIO DA PREFEITURA



                    
No final do mês de dezembro de 2009 a Prefeitura de Várzea Nova celebrava um Convênio (Nº 41/2009) com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que tem como objeto a Cooperação Técnico-Administrativa para a implantação e implementação do Curso de Graduação para os professores do quadro efetivo da rede municipal de ensino através do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PLATAFORMA FREIRE – FNDE/UNEB/MEC/CAPES oferecendo o curso de Pedagogia vinculado ao Departamento de Ciências, Campus IV – Jacobina. Pois bem, o contrato foi firmado pelo gestor anterior de nosso município e, segundo os alunos e professores, muitas cláusulas tem sido desrespeitadas desde então, o que prolongou o final do curso e prejudicou a qualidade do mesmo.

No último dia 04/02/14 a APLB Sindicato foi convidada para uma reunião no CEJSO para ouvir coordenação, alunos e professores do curso e quais os fatores que tem prejudicado o andamento das aulas. Segundo os alunos, que são professores de nossa rede (16) e do município de Morro do Chapéu (03) a reunião foi motivada pela informação que a prefeitura de V. Nova não mais arcaria com a alimentação dos professores que vem de outros municípios, a maioria da capital do estado, para ministrar as aulas e de que o curso poderia ser paralisado. Para os docentes e discentes esse é apenas um dos problemas já que a prefeitura de V. Nova não tem ajudado os alunos no que diz respeito ao transporte ou ajuda de custo para os alunos do interior do nosso município, ao contrário do município de Morro do Chapéu que além do transporte para os alunos da comunidade de Fedegosos e de ajuda de custo mensal arca com o transporte dos professores formadores. Além disso, a ajuda para aquisição dos módulos do curso que antes era arcada pela prefeitura foi cortada na gestão atual e há dificuldade no momento de disponibilizar transporte para as visitas de observação do Estágio Supervisionado realizadas pelos professores formadores realizadas pelos professores formadores. Ou seja, se o município de Morro do Chapéu que possui três alunos no curso tem cumprido com sua parte torna-se necessário que o município de Várzea Nova possa cumprir seu papel e dar apoio aos seus professores, principalmente nesse momento crucial em que se aproxima a conclusão do curso tão sonhado.

Ao final da reunião os alunos solicitaram que a APLB Sindicato possa estar marcando uma reunião com o gestor público para que se possa ouvir a gestão, repassar as demandas e buscar soluções e apoio para esses professores-alunos. Estaremos em tempo publicando em nosso espaço a cópia do Convênio firmado entre as partes envolvidas.

APLB Sindicato - Coordenação

Um comentário:

  1. Sinto muito por meus colegas, é um atraso e tanto. Comecei minha faculdade no mesmo ano que eles, terminei ano passado e eles ainda estão pelejando. Cadê o compromisso dos nossos representantes. Meu Deus!

    ResponderExcluir