quarta-feira, 15 de maio de 2019

VÁRZEA NOVA: EDUCAÇÃO PARA E APLB PROMOVE DEBATE SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, CORTES NA EDUCAÇÃO E PREVIDÊNCIA LOCAL.



Nesse dia 15 de maio de Greve Nacional da Educação, em que os profissionais de todo o Brasil pararam para protestar contra a Reforma da Previdência e os atuais cortes na área de educação, a APLB Sindicato/Várzea Nova realizou um importante debate com seus filiados e a sociedade varzeanovense no espaço da Câmara Municipal de Vereadores.
Tendo como convidados o advogado Geliston da Silva Batista especialista em Direito Público e o professor do IFBA Normando Raimundo, o momento foi informativo e, acima de tudo, formativo, trazendo os participantes a refletirem sobre o contexto histórico e o atual cenário em que os brasileiros estão inseridos.
Iniciando o debate o professor Normando fez uma análise da famigerada Reforma da Previdência e a sua relação com o mercado financeiro, tendo como principal objetivo o desmonte social e dando prioridade ao lucro das empresas. Em seguida o docente fez uma explanação dos atuais cortes no IFBA e como esses cortes podem atingir diretamente os nossos alunos e profissionais dos Institutos Federais, esclarecendo que futuramente a perda de receitas pode levar ao fechamento de cursos ou turmas. Além disso, as atuais pesquisas e projetos sofrerão prejuízos por não contarem com recursos e estruturas necessárias.
Em seguida o advogado Geliston contextualizou as motivações e impactos da Reforma da Previdência, deixando claro que é um projeto que não visa em momento nenhum o bem estar da população, ao contrário, coloca em risco um projeto social solidário e que atende em frentes diferentes. Completou afirmando que para os professores e professoras a Reforma trará danos irreparáveis para uma profissão que exige uma dedicação diferenciada de seus profissionais.
Ainda dentro da pauta foi explanado pelo diretor da APLB local e pelo professor Robério Matos, membro do Conselho Fiscal da Caixa de Previdência de Várzea Nova, o grande rombo criado pela gestão municipal ao não repassar a parte patronal, que somando-se à dívida da gestão anterior e praticamente todos os meses da atual, já se aproxima de 5 milhões de débito, um verdadeiro calote que coloca em risco o futuro de nossos servidores.
Ao final foi oportunizado que os presentes pudessem fazer questionamentos que foram comentados pelos palestrantes e pelos colaboradores. Um momento ímpar e que com certeza deixou o seu recado ao povo varzeanovense.
No dia 14 de junho todos os trabalhadores do país serão convocados ás ruas, esperamos que em Várzea Nova possamos unir as entidades representativas dos trabalhadores e a sociedade, para que possamos deixar o nosso recado de maneira mais enfática e mobilizadora.

APLB SINDICATO/VÁRZEA NOVA



Nenhum comentário:

Postar um comentário