terça-feira, 3 de maio de 2016

VÁRZEA NOVA: PREFEITO VETA PROJETO QUE CONCEDE LICENÇA SINDICAL A SERVIDORES



Jogada de mestre, expressão usada quando acertamos em algum tipo de ação, assim podemos entender a aprovação do Projeto de Lei que dispõe sobre a liberação de servidores públicos de Várzea Nova para exercer mandato classista pela bancada de situação da Câmara Municipal de Várzea Nova.
Precisamos entender agora o porquê nos referimos ao termo “jogada de mestre” no início desse texto. No último dia 15-04 em Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores foi colocado em votação o projeto citado que concede licença sem perdas de vencimentos aos servidores que estiverem exercendo mandato classista. Nos debates que antecederam a votação alguns edis explicaram e justificaram a importância da aprovação, enquanto isso, um dos vereadores da situação foi totalmente contrário ao projeto, usando argumentos equivocados e que não condizem com um representante público que, pressupõe-se, tenha conhecimento de projetos dessa importância.
Na justificativa utilizada o vereador cometeu vários equívocos, um deles comparando as entidades classistas da cidade às associações e outras formas de organização social, que sabemos da importância, entretanto, são diferentes das que seriam atendidas pelo referido projeto de lei. Outro ponto foi colocar que as entidades deveriam arcar com o salário dos servidores licenciados e não a gestão, indo de encontro à Constituição Federal que garante a organização dos trabalhadores e o exercício de mandato nas entidades. Para concluir sua fala o vereador fez uma explanação a respeito dos profissionais da educação e o trabalho docente exercido pelos colegas, segundo o mesmo os resultados apresentados na educação municipal não condizem com os vencimentos recebidos por alguns desses profissionais, comparando a educação pública e a educação privada no município.
Não é segredo que muitos agentes públicos se incomodam com a valorização de nossos profissionais, isso já ficou claro em outros momentos, mas daí colocar como fator principal, e muitas vezes único, o ônus do fracasso escolar só mostra o despreparo de alguns desses agentes públicos.
Voltando ao projeto, durante a sessão, depois que o membro da situação se colocou totalmente contrário, o milagre aconteceu, houve uma rápida reunião e na volta o voto foi unânime pela aprovação, um golpe de mestre, golpe por que já se previa e se não alguém iria provocar, o prefeito iria vetar, como vetou. Em momento algum a nossa entidade acreditou na farsa, acredita sim que a licença é necessária e seria um avanço no fortalecimento do serviço público.
Agradecemos aos vereadores pela autoria do projeto, um direito que tem sido cumprido em muitas cidades de nossa região, estado e país, mas que em Várzea Nova não é visto como um benefício, principalmente para os trabalhadores públicos e a sociedade. À jogada de mestre fica uma lição, nem tudo que vemos e ouvimos significa a verdade dos fatos e a vontade dos seus autores, ou atores, da vida real.
Aguardaremos os próximos capítulos dessa novela...

APLB SINDICATO/VÁRZEA NOVA

Um comentário:

  1. Parabéns pela serenidade e luta em prol da classe. O silêncio dos nossos pares é temeroso, a classe não consegue distinguir o que é de interesse dos servidores/professores do que é politicagem barata de grupos que se alternam no poder...enquanto não evoluirmos para outro nível, os retrocessos serão contundentes e todos nós perderemos para o poder passageiro.

    Saudaçoes,

    ResponderExcluir